Dicas Simples para Organizar as Finanças do Salão de Beleza

Compras Coletivas
Compras coletivas, até onde é vantajoso para o meu negócio?
31/08/2015
Panfleto de curso Marketing e Vendas para Salão de Beleza e Estética
Curso Estratégias marketing e vendas para salão de beleza e estética
15/09/2015
Cabedeleira satisfeita com as soluções de marketing e vendas no mercado de beleza

Organização Financeira Ao contrário do que pode parecer, a estabilidade financeira do seu negócio depende de ações relativamente simples, basicamente de planejamento e disciplina. Manter a organização das finanças representa o primeiro passo em direção à concretização de sonhos e projetos.

Muitos salões de beleza pecam na desorganização financeira e administrativa, deixando de lado informações importantes como fluxo de caixa e fluxo de serviço. Pequenos detalhes, custos extras, falta de planejamento e desatenção podem causar muitos problemas para você e o seu salão de beleza.

Separamos algumas dicas simples que você pode implementar no seu salão de beleza ainda hoje.

1 Dica: Tenha um Salário
Empresário também precisam ter salário. Muitos empreendedores enfrentam dificuldades na área financeira simplesmente por que misturam as contas da empresa com as contas pessoais. Este certamente é o erro mais clássico de todos, pois geralmente retiram da empresa o que “sobra” no final do mês como ganho.

Estabeleça um salário e retire apenas o combinado. Tenha contas bancárias separadas e nunca pague uma conta do salão com o seu dinheiro ou ao contrário.

Sobrou dinheiro? Ótimo, use o para reinvestir na empresa. Faltou dinheiro? Primeiro analise se a sua retirada é compatível com o faturamento e condições de geração de receita da empresa. Depois, revise os custos e busque alternativas que proporcione o crescimento do salão para equilibrar as contas.

2 Dica: Crie um Fundo de Reserva
Como agora você tem um salário e não mais o hábito de retirar o que “sobra” no final do mês. E tem buscado soluções para crescer com equilíbrio, certamente esta é a hora de você planejar a criação de um fundo de reserva.

Um Fundo de Reserva serve para: planejar expansões futuras, comprar novos equipamentos, cobrir gastos imprevistos e socorrer o fluxo de caixa em temporadas de baixo movimento.

Não existe um percentual padrão determinado, mas procure reservar de 5% a 10% do seu faturamento mensal para o fundo de reserva. Deposite o dinheiro em uma conta separada e procure “esquecer” que ele existe. Só use quando e o extremamente necessário.

Se tudo ocorrer bem, ao final de 12 meses, você pode até retirar cerca de 40% deste valor como bônus por sua ótima gestão.

3 Dica: Use um Software
É possível controlar tudo em planilhas? Sim! No entanto, com o tempo existe uma tendência natural de esquecermos de atualizá-las ou anotarmos uma parte na planilha e a outra em papel. E é assim que as coisas começam a fugir do controle.

Sem contar que sempre existe o risco de perder as planilhas, alguém alterar algo importante ou sumirem os papéis.

Recomendamos fortemente que você use um software de gestão de salão de beleza (de preferência online) pois isso permitirá economizar muito do seu tempo e preocupações desnecessárias controlando papéis ou conciliando planilhas.

Você é um empresário(a), seu foco deve ser o crescimento sustentável do seu salão de beleza e não a verificação de colunas e funções do excel.

4 Dica: Inove no Modelo de Cobrança
Diversas empresas estão migrando e conseguindo ganhar mercado passando a atuar no modelo de assinaturas. A ideia é simples: ao invés de vender itens ou pacotes pontuais, as empresas passam a oferecer seus serviços ou produtos mediante um pagamento recorrente. O cliente não precisa mais investir uma quantia alta para ter aquilo que deseja e se sente atraído pelo fato de ter acesso instantâneo a bons/produtos serviços com um custo baixo de entrada.

Um grande exemplo de empresa que trabalha neste modelo é a Netflix. Você paga um plano por mês e assiste quantos filmes quiser. No entanto, empresas como Amazon, Google e Apple também já possuem iniciativas com este exato modelo de negócios.

Entre em contato com nossa equipe, podemos ajudar você a criar um modelo de assinatura ideal para o seu negócio.